Trending



DJ Killamu relembra história como foi a trajetória da rainha do kuduro - Fofá Ndó

 

 DJ Killamu relembra história como foi a trajetória da rainha do kuduro - Fofá Ndó

DJ Killamu um dos pivô do musicólogo Angolano, no que refere o gênero Kuduro, usou a sua página do facebook para compartilhar aos seus seguidores algumas histórias da originalidade da kudurista "FOFÁ NDÓ" a considerada gênese do Kuduro feminino.

Segundo 48 horas de Notícias, em fonte segura, declarou DJ Killamu escrevendo:

Nos finais do ano 2000, Ndó como era chamada no seio das amigas, surgiu em minha casa na companhia de uma antiga relação minha, nesta fase eu gravava jovens talentos do bairro e neste dia elas encontraram o Dapolongá a gravar.

Depois de alguns dias a Ndó veio ter comigo que tbm queria ser cantora! EU me surpreendi por ser uma menina e querer cantar kuduro, mas dei lhe a oportunidade e pedi para ela cantar uma música.

A Ndó começou a cantar uma música da Yola Araújo do estilo kizomba! Eu disse para ela que não era possível gravar aquela música por não ser dela e que temos que fazer uma música de nossa autoria.

Ela como na altura frequentava as reuniões dos Testemunhas de Jeová, no dia seguinte veio com o tema iniquidade fora, meti o beat e começamos a desenhar a música, no mesmo dia gravamos a música, ela foi para casa e eu fiquei a analisar a música, achei a música muito infantil, tbm pela idade dela na altura devia ter entre 14 a 15 anos.

Então chamei um talento que tbm gravava comigo na altura, para participar na música com a intenção de tornar a música mais madura. Saborosa chegou, ouviu e começou a criar os seus adoços que me convenceram logo de primeira 👌 

Mandei chamar a Ndó que quando chegou veio já com o nome alterado😂😂. "Meu nome agora é Fofa Ndó!" Lhe perguntei porque este nome? Respondeu me : "Aumentei o Fofa porque sou muito fofa então fica Fofa Ndó"

Pronto la o nome ficou, lhe apresentei o Saborasa e gravamos a música em minha casa, de referir que as gravações eram feitas na cassete, Porque só o Walter Laton tinha o leitor gravador de cds e tbm era na altura o maior promotor de kuduro.

Depois disso achei que deviamos ja gravar no cd ai fui falar com o Walter Laton paguei a gravação e fomos gravar, toda gente discriminava ela, me chamavam de maluco, ela lhe mandavam ir lavar a loiça, carretar água, arrumar a casa e outras palavras feias para lhe desmoralizar, só que não sabiam que ela já estava preparada era a 3 vez ela a gravar, Fofa Ndó dropou no beat sem nenhuma falha que deixou todo quintal do Walter Laton arrepiado.

Depois da musica estar feita falei com o Walter para meter nas séries de kuduro que ele tirava nas ruas, paguei este serviço e o Walter meteu a musica como a última de um cd com 20 musicas!

Depois de algumas semanas eu no meu quarto a ouvir rádio Luanda, tocou a música por volta das 23h, a emoção era tanta que eu sai de casa a correr para avisar no Saborasa para meter rádio posto la a música tinha acabado e ficou tipo estou a falar atoa, naquela fase era muito difícil passar uma musica do bairro na rádio. 

Depois disso começamos a ouvir a música na rádio e nos táxis, foi o consumar do sucesso. Daí saiu a primeira cantora de kuduro de Angola e a primeira dupla composta por uma mulher e um homem que acabou tbm por ser moda Fofa Ndó e Puto Saborosa. 

DJ Killamu relembra história como foi a trajetória da rainha do kuduro - Fofá Ndó


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem