"Bill Gates" exaltou a tecnologia de Ruanda e está doando 99% de sua fortuna para a África
"Bill Gates" exaltou a tecnologia de Ruanda e está doando 99% de sua fortuna para a África.
O cofundador da Microsoft afirmou que os recursos financeiros serão alocados no continente para ajudar no seu desenvolvimento, principalmente nas áreas de educação e saúde, em iniciativas que visem o bem-estar de mães e crianças, a nutrição, e o fortalecimento dos sistemas de saúde.
Em sua fala, Bill Gates também encorajou os jovens africanos a inovar e a usar a Inteligência Artificial para aprimorar os cuidados médicos. Ele citou Ruanda como exemplo, onde já são realizadas ultrassonografias com tecnologia de IA para detectar gestações com risco elevado.
Graça Machel, a ex-primeira-dama de Moçambique, elogiou a iniciativa do bilionário. Ela acredita que a doação é oportuna numa fase crucial para a África. Nos últimos anos, diversos programas de assistência à saúde financiados pelos Estados Unidos foram cortados, resultando em uma escassez de recursos para muitos países.
Apesar das críticas enfrentadas pela fundação Gates, incluindo alegações de evasão fiscal e de exercer influência excessiva na área da saúde, Bill Gates afirmou que não deseja ser lembrado como alguém que morreu possuindo uma grande riqueza.
Ainda assim, mesmo ao doar 99% de sua riqueza, o empresário deve continuar na quinta posição da lista das pessoas mais ricas mundialmente, segundo informações da Bloomberg, mencionadas pela BBC.
Tags:
Tecnologia